Deusas Gregas e Você

No livro A deusa interior os autores Jennifer Barker e Roger J. Woolger selecionaram seis, dos principais arquétipos gregos de deusas que parecem ser os mais ativos na vida das mulheres modernas e na sociedade contemporânea. As características básicas podem ser resumidas assim:
  • Mulher-Atena é regida pela deusa da sabedoria e da civilizações; ela busca a realização profissional numa carreira, envolve-se com educação, cultura intelectual, justiça social e política.
  • Mulher-Afrodite  é regida pela deusa do amor, e está voltada principalmente para relacionamentos humanos, sexualidade, intriga, romance, beleza e inspiração das artes.
  • Mulher-Perséfone é regida pela deusa do mundo avernal; ela é mediúnica e atrai pelo mundo espiritual, pelo oculto, pelas experiências místicas e visionárias, e pelas questões ligadas a morte.
  • Mulher-Ártemis é regida pela deusa da selva; ela é prática, atlética, aventureira, aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre e os animais; dedica-se à proteção do meio ambiente, aos estilos de vida alternativos e às comunidade de mulheres.
  • Mulher-Deméter é regida pela deusa das colheitas; ela é uma verdadeira mãe-terra que gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças, está envolvida com todos os aspectos do nascimento e com os ciclos reprodutivos da mulher.
  • Mulher-Hera  é regida pela deusa dos céus; ela se ocupa do casamentos, da convivência com o homem e, sempre que as mulheres são líderes ou governantes, de questões ligadas ao poder.
A regência principal pode ter um papel bem marcante na nossa personalidade, contudo existem mulheres que são predominantes em um só aspecto outras que são divergentes, que contém em suas personalidades um pouco de cada arquétipo ;)

Se você está se perguntando como saber disso pode ajudar sua vida,  a resposta é simples, sabendo e identificando sua "tendência de feminino", facilita o entendimento de quem você é, e isso não só afirma sua autoestima, como pode transformar sua vivência cotidiana.


2 comentários: